domingo, 20 de novembro de 2011

2ª Circular

2ª CIRCULAR

A coordenação do XVII EPEPE vem por meio desta Circular, apresentar a relação dos GT’s e Minicursos que serão desenvolvidos no evento, como também as datas prorrogadas para o envio de trabalho e inscrição.
O evento tem o intuito de estabelecer o diálogo entre pesquisadores, docentes e discentes da UERN e IES sobre o movimento estudantil na formação do pedagogo. Além disso, objetiva provocar discussões acerca da importância do movimento estudantil, suas lutas e conquistas. Propõe, também, a reativação do Centro Acadêmico do Curso de Pedagogia.
O evento disporá de Conferências, Minicursos, Palestra, Grupos de Trabalhos (GTs), atividades culturais e do II Encontro com Escritores, promovido pelo Projeto Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas - BALE.

I.              INSCRIÇÕES (PRORROGAÇÕES)

1.    Inscrições com trabalho:

Período: 05/11/2011 a 05/12/2011


MODALIDADES
VALORES
Alunos de Graduação
R$ 20,00
Alunos de Pós-Graduação
R$ 25,00
Professores da Educação Básica
R$ 25,00
Professores do Ensino Superior
R$ 25,00
Demais Profissionais
R$ 25,00


Ø  Envio de Resumo: até 30/11/2011
Ø  Inscrição (Ficha de inscrição, comprovante de pagamento), para o email: inscricaoxviiepepe@hotmail.com - até :10/12/2011
Ø  Cada inscrição dará direito a uma publicação e a participação em um minicurso ou oficina.
Ø  Será aceito o máximo de dois trabalhos por autor e até três autores. Cada autor e co-autor (quando tiver) deverá efetivar sua inscrição, bem como o pagamento por meio de depósito identificado em conta poupança, em nome de Emanuela Carla Medeiros de Queiros, agência 1109-6 e Conta 27.919-6, Banco do Brasil.

2. Inscrições sem trabalho:

Período: 05/10/2011 a 10/12/2011

MODALIDADES
VALORES
Alunos de Graduação
R$ 15,00
Alunos de Pós-Graduação
R$ 20,00
Professores da Educação Básica
R$ 20,00
Professores do Ensino Superior
R$ 20,00
Demais profissionais
R$ 20,00


PRORROGAÇÃO DAS DATAS


DATAS PARA ENVIO
RESUMO: 05/11 À 30/11
TRABALHO COMPLETO: 05/11 À 10/12


II.            GRUPOS DE TRABALHOS 

Ø Eixo Temático1:
Movimentos sociais e literatura: do texto ao contexto; de metáforas e simbologias à crítica e conscientização social
Ementa:
Propõe-se, neste grupo temático, discutir o texto literário que busca associar-se ao contexto, predispondo-se este a alterar, modificar, melhorar tal contexto por meio da conscientização social que surge da crítica, muitas vezes apresentada com requinte por meio de metáforas e simbologias no texto literário. Obras como Incidentes em Antares, de Érico Veríssimo, Bom Crioulo, de Adolfo Caminha, Os Sertões, de Euclides da Cunha e Caminhos de Pedras e Memorial de Maria Moura, de Rachel de Queiroz, por meio de seus personagens, apresentam realidades vivenciadas pela sociedade daquele período; respectivamente os movimentos sociais a favor da redemocratização brasileira, por meio do fim da ditadura militar; os maus tratos da Marinha (Revolta da Chibata) e homossexualismo; bem como os renegados do nordeste que, unidos, criam o povoado de Canudos e o Comunismo na época do militarismo e a luta de classes entre o operariado e a burguesia; por fim, o movimento social do Cangaço no sertão. Observamos que as obras citadas, dentre tantas outras, apresentam lutas sociais, comprovando assim o elo entre a literatura e sociedade. As referidas obras, como podemos observar, apresentam movimentos igualitários diversos, comprovando assim o elo da literatura e reflexão social.
Proponentes:
Maria Eveuma de Oliveira (PPGL/CAMEAM/UERN)
Sérgio Wellington Freire Chaves (PPGL/CAMEAM/UERN)
Prof. Dr. Manoel Freire Rodrigues (PPGL/CAMEAM/UERN)
E-mail: literaturaemovimentossociais@gmail.com

Ø Eixo Temático 2:
A formação do leitor literário em espaços escolares e não escolares
Ementa:
O GT acolhe trabalhos que explorem questões acerca do ensino de literatura e de leitura literária, sob diferentes abordagens teórico-metodológicas, principalmente a dos estudos ligados ao ensino de literatura e da formação do leitor literário.
Proponentes:
     Mnda. Maria Gorete Paulo Torres
     Profª. Drª.  Maria Lúcia Pessoa Sampaio (DE/PPGL/CAMEAM/UERN)
     E-mail: goretetorres@hotmail.com

Ø Eixo Temático 3:
     Gêneros textuais e ensino
     Ementa:
O GT acolhe trabalhos que explorem questões acerca da produção, análise e ensino de gêneros textuais, sob diferentes abordagens teórico- metodológicas, principalmente a dos estudos linguísticos do texto e do discurso.
Proponentes:
Mndo. Ananias Agostinho da Silva (PPGL/CAMEAM/UERN)
Profª. Dnda. Rosângela Alves dos Santos Bernardino (DL/CAMEAM/UERN)
Prof. Ms. José Cezinaldo Rocha Bessa (DL/CAMEAM/UERN)
E-mail: ananiasuern@hotmail.com

Ø Eixo Temático 4:
Identidade e formação do sujeito na escola: um fazer político
Ementa:
Debater a Escola e o(s) processo(s) formativo(s) nela presentes, de forma implícita ou explícita, como instrumento de formação/deformação da identidade dos alunos e a relação desta com possibilidades para o fortalecimento dos movimentos populares
Proponentes:
Prof. Mndo. Helder Cavalcante Câmara (CEF/CAMEAM/UERN)
Profª Mnda. Suênia de Lima Duarte (CEF/CAMEAM/UERN)
E-mail: helder.cav@hotmail.com

Ø  Eixo Temático 5:
Aspectos constitutivos da formação docente em pedagogia: algumas reflexões
Ementa:
O presente grupo de trabalho procura congregar trabalhos que versem sobre a formação docente em Pedagogia, quer seja na modalidade inicial, quer seja na continuada. Nesse sentido, serão tecidas algumas discussões a respeito dos elementos constitutivas presentes nos cursos de Pedagogia e nos cursos de formação continuada, com vistas a compreender os procedimentos por meio dos quais é possível formar docentes aptos a encontrar soluções criativas para os desafios que persistem na educação básica brasileira, tais como: disparidade idade/série, heterogeneidade de aprendizagem, problemas de assiduidade dos discentes, dentre outros. O objeto de reflexões que permearão esse grupo de trabalho dialoga também com pesquisas que tratam da formação docente em Pedagogia e as inflexões no processo de alfabetização, no letramento e no ensino das diferentes linguagens e códigos.
Proponentes:
Mnda. Doralice de Freitas Fernandes (PPGL/CAMEAM/UERN)
Mndo. Francisco Vieira da Silva (PPGL/CAMEAM/UERN)
E-mail: franciscovieirariacho@hotmail.com

Ø  Eixo Temático 6:
Práticas pedagógicas em espaços escolares e não escolares: um debate sobre a formação profissional a partir do estágio supervisionado
Ementa:
Experiências  de estágio supervisionado em espaços escolares e não escolares; relação entre teoria e prática; espaços educativos; relação entre docência, planejamento pedagógico e as problemáticas  educativas.
Proponentes:
Profª Esp. Francicleide Cesário de Oliveira Fontes (DE/CAMEAM/UERN)
Profª Esp. Diana Maria leite Lopes Saldanha (DE/CAMEAM/UERN)
Profª Esp. Lívia Sonalle do Nascimento Silva (DE/CAMEAM/UERN)
Profª Esp. Keutre Glaúdia da Conceição Bezerra (DE/CAMEAM/UERN)
E-mail: fran.cesario@hotmail.com


III.           MINICURSOS

Ø  Minicurso 1
“Cálice” A Ditadura... Pois “Apesar De Você” “É Proibido Proibir”. “Liberdade, Liberdade, Abre As Assas Sobre Nós”!
Ementa:
Através do estudo e problematização de discursos literomusicais, propomos recordar o momento da ditadura brasileira que perdurou de 1964 a 1985; buscamos perpetrar uma análise do discurso musical daquele período a fim de compreender a ideologia política, social e cultural que ele propunha, observando para isso movimentos sociais vários. Tal esboço tem como intuito promover a toda a sociedade educacional, estudiosos volvidos à História e Literatura em particular, os conhecimentos, estudos e reflexões do discurso musical do momento já citado. Canções, com seu discurso literomusical, protestavam sobre o momento político-social do país, evidentemente, a mesma teve que buscar uma linguagem metafórica e eufemística para continuar seu percurso. Mesmo assim, compositores como Gilberto Gil, Geraldo Vandré e Chico Buarque de Holanda, dentre muitos outros, tiveram músicas proibidas de ser tocadas em redes de rádio e televisão, isto, quando não proibiam suas gravações ou até mesmo os compositores e interpretes eram exilados da nação. Inferimos ainda também analisar a historicidade para salientar as esfinges que esse tipo de arte cursou para se consolidar como caminho de protesto e defesa da identidade nacional. Assim, propomos apresentar uma realidade recente e vergonhosa da história nacional, esclarecendo à comunidade jovem curiosidades da ditadura militar e o poder triunfante do discurso literomusical para a não alienação do povo brasileiro.
Proponentes:
       Mnda. Maria Eveuma de Oliveira (PPGL/CAMEAM/UERN)
       Mndo. Sérgio Wellington Freire Chaves (PPGL/CAMEAM/UERN)
     Prof. Manoel Freire Rodrigues (PPGL/CAMEAM/UERN)

Ø  Minicurso 2
O ROCK da década de 80: “Brasil mostra tua cara”
Ementa:
A proposta do minicurso é analisar a influencia do gênero musical ROCK dos anos 80 no auge dos anos da ditadura e fazer uma ligação entre o pensamento dos jovens da época e suas letras musicais a fim de compreender um pouco a participação juvenil nesse momento da história tão cheio de conflitos sociais e políticos. Musicas como as de Cazuza e Legião Urbana, tocaram o som que embalou a década marcada pela repressão e pelo movimento estudantil, com uma linguagem “feita” para a juventude e que em meio ás criticas e aplausos ganhou espaço no cenário musical brasileiro. Nesse sentido a música, assim como toda manifestação artística e cultural representa a nossa realidade, a realidade em que o compositor e a sociedade vivem, portanto fazer musica é fazer história. Propomos então apresentar essas musicas como objeto de estudo para perceber a voz da juventude diante de um cenário de repressão da época.
Proponentes:
 Emanuela Carla Medeiros de Queiros – Especializanda (CAMEAM/UERN)
Anielly Isabel Duarte - Especializanda (CAMEAM/UERN)
E-mail: manumedeiros2005@hotmail.com

Ø  Minicurso 3
Princípios de organização e elaboração do artigo científico
Ementa:
Artigo científico: o que é e como se estrutura. Linguagem e estilo. Convenções técnicas.
Proponentes:
           Mndo. Ananias Agostinho da Silva (PPGL/UERN)
           Ilderlândio Assis de Andrade Nascimento - Bolsista PIBIC/CNPq/UERN
Jorge Luis Queiroz Carvalho - Bolsista PIBIC/CNPq/UERN – Voluntário
           Email: ananiasuern@hotmail.com

Ø  Minicurso 4
Movimentos sociais e políticas de educação inclusiva
Ementa:
Com esse minicurso propomos uma reflexão sobre os movimentos sociais vinculados as pessoas portadoras de deficiência por uma educação de qualidade para todos, bem como, pela consolidação de políticas públicas voltadas para a inclusão social.
A intenção é apresentar uma história de conflitos, realizações, frustrações, sucessos e fracassos, recuos e acordos que vêm marcando a trajetória do movimento das pessoas com deficiência na luta por seus direitos no Brasil.
Proponente:
Prof ª. Disneylândia Maria Ribeiro (DE/CAMEAM/UERN)
E-mail: d-landia@hotmail.com






LOCAL DO EVENTO:
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Campus Avançado Profª. “Maria Elisa de Albuquerque Maia” – CAMEAM
Br 405, Km 153, Bairro Arizona
Pau dos Ferros - RN - 59900-000
Tel. (84) 3351 – 2560 / 3351- 3909

PROMOÇÃO:
Curso de Pedagogia
Executiva Potiguar dos Estudantes de Pedagogia

EXECUÇÃO:
Curso de Pedagogia
Departamento de Educação
Grupo de Pesquisa em Planejamento e Processo Ensino-aprendizagem (GEPPE)
Núcleo de Estudos em Educação (NEEd)

APOIO:

Projeto BALE – Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas


COMISSÃO ORGANIZADORA:

Luzia Dias Araújo
Gessica Cristina Paulino da Silva
Andreza Emicarla Pereira Cavalcante
Francisco Reginaldo Linhares
Tamiris Paiva Leite
Jercimara Jérssica Moura Lopes
Emanuela Carla de Medeiros Queiros
Sandra Sinara Bezerra Marinho
Leandro Gomes Silva
Maria Raquel Bezerra






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